+ Quem Somos

Uma aposta no Cinema

Criada em 2007, em Lisboa, a LEOPARDO FILMES vem dar continuidade ao catálogo de produções da CLAP FILMES e ao trabalho de mais de 30 anos do produtor, exibidor e distribuidor PAULO BRANCO.

Paulo Branco, já́ produziu cerca de 300 filmes, de realizadores como Manoel de Oliveira, David Cronenberg, Wim Wenders, João César Monteiro, Raul Ruiz, Valeria Sarmiento, Alain Tanner, Werner Schroeter, Pedro Costa, André Téchiné, Andrzej Zulawski, Michel Piccoli, Christophe Honoré ou Paul Auster.

Com uma carreira reconhecida a nível internacional como produtor, é também distribuidor e exibidor em Portugal e em França, tendo vindo a dar ao cinema independente uma enorme dinamização e visibilidade internacional ao longo das últimas quatro décadas.

Os seus filmes são presença assídua nos principais festivais de cinema do mundo: Cannes, Veneza, Berlim, Nova Iorque, Toronto, Tóquio, São Paulo, entre outros, tendo já́ sido júri dos Festivais de Berlim em 1999; Veneza no ano de 2005, Roterdão em 2006, Lecce e Locarno (presidente do Júri) em 2011.

Em 1997, o Parlamento Europeu, em Estrasburgo, concedeu-lhe o título de “Melhor produtor europeu”, e em 2004 recebeu o título de Oficial da Ordem das Artes e das Letras da República Francesa.

A Leopardo Filmes é a produtora do LISBON & ESTORIL FILM FESTIVAL, um festival que aposta na interligação de propostas culturais diversas: do cinema à literatura, passando pela música e as artes plásticas; e afirma-se enquanto um lugar propício à reflexão e discussão dos temas que marcam a actualidade – pelo cruzamento de cineastas, pensadores, artistas e público.

Ao longo das suas nove edições (2007/2015) já contou com a presença das mais variadas personalidades do panorama artístico e cinematográfico nacional e internacional, como David Lynch, Pedro Almodóvar, Bernardo Bertolucci; Francis Ford Coppola, David Cronenberg; Juliette Binoche; Louis Garrel; Valeria Bruni-Tedeschi; Catherine Deneuve; Isabelle Huppert; Julião Sarmento, Paul Auster; Don DeLillo; J.M. Coetzee; Rui Horta, David Byrne; Cindy Sherman, Lou Reed, Laurie Anderson, Stephen Frears, John Malkovich, Matthew Barney, Paul Giamatti, Yasmina Reza, Luc Dardenne, James Gray, Arnaud Desplechin, Aleksandr Sokurov, Vhils, Abdellatif Kechiche, Fanny Ardant, Roman Coppola, Wes Anderson, Abel Ferrara, Willem Dafoe, Gonzalo García Pelayo, Laura Poitras, Nan Goldin, Peter Handke, Baltasar Garzón, Philippe Garrel, Emanuel Ungaro, Andrzej Zulawski entre outros. www.leffest.com

Aos poucos, a Leopardo Filmes impôs-se também enquanto uma das principais PRODUTORAS DE CINEMA independente da Europa, contando já no seu catálogo com filmes de realizadores talentosos e singulares, muitos consagrados, outros a darem ainda os seus primeiros passos.

O objectivo da Leopardo Filmes é abrir um novo leque de possibilidades que alavanquem uma cada vez maior interligação entre sociedades de produção de cinema (coproduções internacionais) e, consequentemente, uma partilha de culturas cinematográficas, pretendendo ser uma placa giratória de promoção/internacionalização dos filmes portugueses no mundo. Ocupa portanto, e já, um lugar de relevo no panorama mundial, não só pela inegável qualidade artística e cultural dos seus projectos, já estreados ou em preparação mas e acima de tudo pelos resultados únicos de exploração nacional e internacional das obras produzidas e suas presenças nos mais importantes Festivais de Cinema do Mundo, dos quais destacamos “Cosmopolis”, “Linhas de Wellington” e “Mistérios de Lisboa”.

A Leopardo Filmes, em poucos anos e com pouco pouca mais de uma dúzia de filmes produzidos, já esteve presente uma vez em Cannes, o mais importante dos festivais internacionais de cinema: na Selecção Oficial, em competição, com “Cosmopolis”. No Festival de San Sebastián, três vezes, na Selecção Oficial, em competição, com “Variações de Casanova” em 2014, em 2012 com “Linhas de Torres Vedras” e em 2010 com “Mistérios de Lisboa”. Uma vez no Festival de Veneza: com “Linhas de Wellington”, que integrou a Competição Oficial em 2012. Esteve também em competição no Festival de Roma em 2013, com “Photo”. Em 2015, esteve em competição no Festival de Locarno, com “Cosmos”, onde venceu o prémio de Melhor Realização e esteve ainda em competição no Viennale com “A uma hora incerta”. Em Fevereiro 2016, apresentou no Festival de Berlim, Forum, o filme “Posto Avançado do Progresso” de Hugo Vieira da Silva.

Também no que diz respeito aos resultados de exploração comercial a Leopardo dá cartas. Só “Cosmopolis” fez 5.994.104€ de box office, foi visto, em sala, por mais de um milhão de espectadores, tendo 28.362 espectadores em Portugal, 351.155 em França, 97.000 nos EUA, 107.999 na Holanda, 126.035 em Itália, só para referir alguns dos 40 países onde o filme foi estreado. Este filme de David Cronenberg vendeu 16.603 dvds, em França, e 2.000 em Portugal e foi vendido para televisões de todo o Mundo. Não há nenhum filme produzido em Portugal que se aproxime, nem de longe, destes resultados.

Ainda com maior expressividade em termos de festivais e prémios obtidos temos “Mistérios de Lisboa”, que começou por ser produzido por outra produtora, mas que em 2010, passou contratualmente para a Leopardo Filmes, que se orgulha de ter produzido a longa-metragem e mini-série para televisão com mais sucesso de sempre. Outro filme conseguiu excelentes resultados foi “Linhas de Wellington” com 49.752 espectadores em Portugal e 33.150 em França, continuando a fazer óptimas audiências na RTP, ARTE e CANAL+.

A Leopardo Filmes distingue-se ainda como a PRINCIPAL DISTRIBUIDORA de cinema independente em Portugal - assegura três quartos da distribuição independente. No últimos dois anos foi responsável pela distribuição de mais de cerca de cem filmes em território nacional. Graças à Leopardo Filmes, através de um trabalho consistente e continuado, o cinema independente chega ao público em condições inigualáveis por qualquer outra distribuidora, desenvolvendo para isso um trabalho específico e aturado com cada um dos filmes que distribui, acompanhando todos os passos até às salas e mesmo depois da estreia.

Diariamente garante a presença de filmes independentes de qualidade em todo o país, actuando no circuito de salas comerciais, cineclubes e na produção de DVDs para o mercado em Portugal.

 

Curriculum Paulo Branco - Produtor [+]

Curriculum Leopardo Filmes - Produtora [+]

Entrevista com Paulo Branco [+]

 

EQUIPA:

 
Produtor – Paulo Branco
paulob@leopardofilmes.com  

GerenteMariana Marta Branco
sec@leopardofilmes.com

Responsável de Produção Cinematográfica – Ana Pinhão Moura
anapm@leopardofilmes.com

Responsável de Distribuição Cinematográfica – Carla Soeima
carlas@leopardofilmes.com

Programação – António Costa
antonioc@medeiafilmes.com

Imprensa – Renata Curado
renatac@leopardofilmes.com

Departamento DVD – Filipa Vasconcelos, João Vintém
filipav@leopardofilmes.com; joaov@leopardofilmes.com

Vídeo Tiago Augusto
tiagoaugustoo@gmail.com

DesignCatarina Sampaio, André Carvalho
catarinas@leopardofilmes.com; andrec@leopardofilmes.com

Departamento FinanceiroRita Antunes, Claúdia Pechilga
ritaa@leopardofilmes.com; claudiap@leopardofilmes.com

+ Comprar

DVDs

?
Se ainda não está registado, faça agora o seu registo.

+ Newsletter

Subscreva aqui a
Newsletter


+ Pub

+ Pesquisa


+ Siga-nos em

f f f f f